Sinalização Semafórica

Voltar aos serviços
Estrada com semáforo e equipamento para monitorar o tráfego.

Operação e gestão de sinalização semafórica com utilização de recursos tecnológicos de última geração, com utilização de equipamentos inteligentes que atuam em controle centralizado no modo atuado pelo tráfego, em tempo real on line, de forma totalmente automatizada, sem qualquer interferência humana.

Os serviços realizados pela SINALVIDA englobam as fases de modernização de equipamentos, gestão da programação semafórica, manutenção preventiva, manutenção corretiva e eficiência energética.

Semáforo inteligente:

Os Semáforos Inteligentes implantados pela Sinalvida estão atualmente presentes em Duque de Caxias/RJ, Abreu e Lima/PE, Olinda/PE e Cabo de Santo Agostinho/PE, e possuem uma tecnologia que vem ajudando a melhorar o fluxo a partir da definição em tempo real do sinal verde, de acordo com a situação em que a rua ou cruzamento se encontram. Ou seja, o sistema identifica a quantidade de veículos e em tempo real amplia o tempo de verde para a via que tem mais volume. De acordo com o DNIT, na BR 101, em Abreu e Lima, a melhora do tráfego foi de 30% a 50% na velocidade média dos veículos, resultando numa melhora em relação aos congestionamentos.

“O sistema opera fazendo o monitoramento do fluxo de veículos através de câmeras, sendo que estes dados são continuamente enviados para uma central de controle que faz o cálculo dos tempos de distribuição de verde, defasagens e ciclos, que são sincronizados em tempo real”, explica Bernardo Limongi, gestor da Sinalvida. Tudo é feito de forma automática e independente da ação de um operador. A programação dos semáforos se adequa ao exato momento do tráfego para otimizar a circulação dos veículos e, dessa forma, evita a formação de engarrafamentos.

Energia Solar nos semáforos:

Os semáforos que funcionam à base de energia solar são autossuficientes e a partir da radiação existe a geração de energia elétrica. O equipamento contém placas fotovoltaicas que promovem economia na manutenção dos equipamentos e proporcionam maior durabilidade. Esse meio de tecnologia sustentável é um dos destaques da Sinalvida e já está presente em Garanhuns, agreste de Pernambuco.

Uma das vantagens da energia solar nos semáforos é que se houver alguma queda de energia ou apagão, ele não para de funcionar, pois funciona 24h de forma autônoma ininterruptamente. Enquanto é exposto ao sol, sua bateria carrega e dura a noite toda, fazendo com que não seja necessário o uso de energia elétrica, o que torna os semáforos sustentáveis uma opção viável para a economia de energia e garantia da sustentabilidade.